Com novo design, 'carro voador' da Embraer vai fazer voos de teste em 2020 nos EUA e Austrália
11/06/2019 às 20:00 Vista: 414 Vez(es)
Modelo desenvolvido pela fabricante brasileira vai equipar sistema de tráfego aéreo para a Uber. Novo conceito foi divulgado nesta terça (11) nos EUA. Operação dos 'táxis voadores' é prevista para 2023. Conceito do 'táxi-voador' que será operado pela Uber foi apresentado em evento nos EUA neste terça-feira (11) Embraer/Divulgação A Embraer-X, subsidiária da fabricante brasileira de aeronaves, apresentou nesta terça-feira (11), em um evento em Washington, nos EUA, o novo conceito do veículo voador elétrico que desenvolve desde 2017 para equipar um sistema de tráfego aéreo para a Uber. Testes do protótipo estão previstos para o ano que vem em duas cidades dos Estados Unidos e uma na Austrália. A apresentação do conceito foi durante um evento promovido pela Uber para discutir o transporte aéreo urbano no mundo no futuro. A intenção é que em 2023 esses veículos passem a trafegar comercialmente no modelo que será chamado de 'Uber Air'. Equipes trabalham no desenvolvimento do modelo em Boston, na Florida, no Vale do Silício e em São José dos Campos (SP). As duas primeiras cidades onde os voos testes vão ocorrer são Dallas e Los Angeles. Na Austrália, em Melbourne. Na primeira imagem o conceito apresentado pela Embraer em 2018 e, à direita, novo protótipo Reprodução/Arte Embraer Novo design Neste ano, a Embraer X apresentou uma evolução do design do carro-voador, diferente do formato apresentado inicialmente em 2018 em outro evento nos EUA. (veja comparação acima) Fisicamente, as principais diferenças são que o novo prevê duas asas (antes era uma só) e dois rotores de propulsão horizontal (antes tinha um). As quatro hélices no topo deram lugar a oito menores. O 'carro-voador' foi planejado para o transporte de até quatro passageiros e um piloto - embora seja concebido para ser um veículo autônomo. O design considera acessibilidade a cadeirantes e carrinhos de bebê. As mudanças ocorrem depois de simulações computadorizadas, testes em cabine de tamanho real e avaliação de sistemas para identificar as necessidades reais do modelo. Aspectos como requisitos para certificação aeronáutica e de segurança também foram considerados. O valor do produto no mercado não foi divulgado, nem informações sobre a produção em série. VIA: G1 > Auto Esporte