Honda CB Twister 250 F CBS 2019: primeiras impressões

Honda CB Twister 250 F CBS 2019: primeiras impressões

10/10/2018 às 07:30 Vista: 403 Vez(es)


Moto muda pouco; principal novidade é o novo sistema de freios para tentar barrar a Yamaha Fazer 250. Conjunto continua efetivo, mas grafismos ficaram polêmicos. Honda CB Twister se renova e recebe freios CBS Com o lançamento da nova Yamaha Fazer 250 no final de 2017, a Honda também se mexeu e acaba de apresentar a renovada CB 250 F Twister 2019. Veja os preços da Twister 2019: Twister CBS: R$ 13.990 (mesmo preço da antiga versão sem CBS) Twister ABS: R$ 14.990 (antes, custava R$ 15.530) Como a atual geração da CB Twister chegou ao mercado em 2015, a moto ainda é consideravelmente nova. As novidades para o modelo 2019 foram poucas e pontuais, sendo a inserção dos freios do tipo combinado, conhecido pela sigla CBS, a principal delas. Será o suficiente para encarar a Fazer 250, que ganhou uma nova geração mais recente? Honda CB Twister 250F CBS 2019 Honda/Divulgação 7 fatos sobre a CB Twister: Poucas mudanças para o modelo 2019; Agora tem freios CBS na versão de entrada; Mesmo com novo sistema de freios, preço se manteve em R$ 13.990 Versão com freios ABS teve redução de valor, e agora é vendida por R$ 14.990 Painel ganhou computador de bordo que indica consumo; Atual geração é recente, de 2015; Principal concorrente, a Yamaha Fazer 250, ganhou nova geração em 2017 Líder de vendas no segmento das urbanas de 250/300 cc, a Twister teve 22.231 unidades vendidas entre janeiro e setembro, de acordo com a associação das concessionárias, a Fenabrave. No mesmo período, a Fazer 250 teve 12.076 unidades, basicamente, pouco mais que a metade de sua rival. Pode parecer uma grande diferença, mas é a menor entre modelos das duas marcas na baixa cilindrada, que sempre tem ampla vantagem da Honda. Para se ter uma ideia, a CG 160, por exemplo, vende 7 vezes mais que sua rival da Yamaha, que tem sua concorrência dividida entre Factor 150 e Fazer 150. Concorrentes da CB Twister Arte/G1 Dafra Next 300 é outra concorrente Apesar de a principal rival da CB Twister ser a Fazer 250, outra moto nesse segmento é a Dafra Next 300. Modelo fruto de parceria entre a marca brasileira e a SYM, a Next 300 tem freios CBS de série e custa R$ 15.190. A Next 300 foi renovada este ano e a principal mudança foi a evolução de seu motor, que ganhou mais cilindrada. CB e Fazer possuem motor flex, rodando com etanol e gasolina, enquanto a Next 300 utiliza apenas gasolina. CBS ou ABS? Como 100% das motos novas do Brasil precisarão ter freios CBS ou ABS a partir de 2019, a Honda incluiu a opção com CBS na Twister, além da ABS, que já existia. É uma estratégia diferente da utilizada na Fazer 250, que tem freios ABS de série. Apesar de ambos ajudarem na frenagem, CBS e ABS possuem objetivos e tecnologias totalmente diferentes. Honda CB Twister 250F CBS 2019 Honda/Divulgação Os freios combinados têm como base a distribuição da força de frenagem entre o eixo traseiro e o dianteiro, quando se utiliza o pedal de freio, e seu foco é estabilizar a moto em uma frenagem de emergência. Enquanto isso, a ABS evita o travamento das rodas, liberando e acionando o freio eletronicamente quando sensores notam que alguma das rodas está travando. Como é frear com o CBS? O sistema CBS da Twister é similar ao que já vimos na CG 160, por exemplo. Ao acionar o pedal de freio traseiro, uma central eletrônica modula parte da força para a dianteira da moto. Na roda da frente, a Honda tem 3 pistões para o acionamento do disco – 2 que são acionados pelo manete e 1 que recebe a força vinda do pedal. Geralmente, as motos convencionais mais básicas têm apenas 2 pistões no disco de freio dianteiro. Honda CB 250F CBS 2019 Honda/Divulgação A ideia aqui é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois. Partindo desse preceito, realizamos um teste em circuito fechado, utilizando somente o freio traseiro em frenagens fortes. Com uma moto sem CBS, a traseira certamente derraparia e poderia levar o motociclista a cair, mas os freios combinados estabilizaram a moto sem problemas. O CBS funciona como uma espécie de remédio para a má formação dos motociclistas, os ajudando a frear melhor. No entanto, vale lembrar que para realmente fazer uma frenagem efetiva e em menor espaço é necessário usar também o freio dianteiro. Honda Twister CB 250F 2019 Honda/Divulgação Rodando com a Twister Comparado com a CB Twister avaliada pelo G1 em 2016, o modelo 2019 não teve mudanças em seu comportamento de motor e câmbio, e nem mesmo na ergonomia. A moto ainda não sentiu o peso do tempo e continua oferecendo um pacote adequado e moderno ao que se espera do segmento. Em relação à antiga CB 300 R, a evolução foi enorme e a CB Twister é bem mais agradável e suave para andar. Seguindo a tradição da linha CG, a CB Twister é como uma versão de motor maior da moto mais vendida do Brasil. Honda CB Twister 250F CBS 2019 Honda/Divulgação O conjunto transmite robustez necessária para rodar por horas e horas na cidade, também sem negar a possibilidade de pegar na estrada. No entanto, ao passar dos 100 km/h o modelo mostra se esforçar bastante e a vibração incomoda um pouco. Outra novidade está no painel, que ganhou computador de bordo. Ele informa o consumo instantâneo e médio, que ficou em 36 km/l no roteiro. CB Twister agora tem computador de bordo com informação sobre consumo de combustível Marcelo Brandt/G1 Conclusão Além do CBS para a versão de entrada, a Twister manteve a opção top de linha com ABS, que teve preço reduzido de R$ 15.530 para R$ 14.990. Outra novidade está nas cores e grafismos da moto. A cor laranja estreia como exclusiva para a Twister ABS, enquanto a vermelha está disponível nas duas versões. Completam a gama as cores branca e cinza para a Twister CBS. Todas as cores são mescladas com o preto e têm um grafismo, digamos, duvidoso. Com certeza, o excesso de cores e desenhos chamam a atenção, mas também estão um pouco confusos. Grafismos da Honda CB Twister 2019 ficaram polêmicos Honda/Divulgação Em comparação, a Fazer apresenta uma caracteristíca de maior sobriedade nos grafismos. Gosto é discutível, mas, em questão de visual o modelo da Yamaha parece estar mais harmônico. Em relação ao desempenho, as duas motos acabam tendo uma tocada parecida e a escolha pode ficar mais pela preferência do consumidor. Uma vantagem da Honda é oferecer o CBS que, apesar de ser uma tecnologia que não evita quedas, como o ABS, dá uma opção mais barata ao consumidor. Saiba como é andar na rival Fazer 250: Yamaha Fazer 250 ABS 2018 é lançada para briga com a Honda CB Twister Veja mais opções de cores da Twister: Honda CB Twister 2019 ABS laranja Honda/Divulgação Honda CB Twister 250F CBS branca Honda/Divulgação Honda CB Twister 250F CBS branca Honda/Divulgação VIA: G1 > Auto Esporte

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