Onix, Virtus e Compass: os veículos mais vendidos de 2018 por categoria

Onix, Virtus e Compass: os veículos mais vendidos de 2018 por categoria

04/01/2019 às 12:30 Vista: 553 Vez(es)


Veja os modelos mais emplacados em 17 segmentos, desde modelos de entrada até furgões. O mercado automotivo brasileiro fechou 2018 com resultados positivos. Houve alta de 14,6% nas vendas em relação a 2017. O veículo mais vendido, Chevrolet Onix, registrou o melhor resultado em sua história. Analisando as 17 subcategorias do relatório da Fenabrave, a associação das concessionárias, é possível ver que os resultados foram bons para as fabricantes. Em 2017, apenas 2 dos 13 segmentos de automóveis cresceram em relação ao ano anterior, enquanto entre os comerciais leves só um cresceu. De 2017 para 2018, 5 segmentos subiram e um se manteve entre os carros. Nos comerciais, das 4 categorias, 3 cresceram. Das 17 subcategorias, 9 tiveram novos líderes. Veja os campeções de cada categoria, de acordo com a Fenabrave. Carros de entrada Ford Ka Hatch 2019 Marcelo Brandt/G1 O Ford Ka se manteve como líder da categoria com maior participação no mercado de automóveis (28,6%), seguido do Volkswagen Gol. A novidade do ranking de 2018 é o Renault Kwid. Em seu primeiro ano cheio, o subcompacto chegou ao terceiro lugar - e com folga em relação ao quarto colocado. Ford Ka - 103.285 unidades Volkswagen Gol - 77.612 Renault Kwid - 67.320 Fiat Mobi - 49.491 Toyota Etios - 27.847 Hatch pequeno Chevrolet Onix é campeão do ranking geral Divulgação Os veteranos Chevrolet Onix e Hyundai HB20 se mantêm tranquilos em suas posições - o hatch da GM conquistou seu recorde de vendas em 2018. Enquanto isso, o Renault Sandero passa da terceira colocação conquistada em 2017 para a quinta em 2018 por culpa dos novatos Fiat Argo e Volkswagen Polo, que fecharam o ano com números de vendas relativamente próximos. Chevrolet Onix - 210.458 Hyundai HB20 - 105.506 Volkswagen Polo - 69.584 Fiat Argo - 63.011 Renault Sandero - 52.401 Hatch médio Chevrolet Cruze Sport6 Divulgação Em queda livre, o segmento passou a ter apenas 0,63% de participação no mercado brasileiro de automóveis. Em 2017, era de 1,1%. O Chevrolet Cruze se manteve na liderança, mas parece ter sentido não apenas a queda do segmento, mas também a chegada do novo Volkswagen Golf. Enquanto o Cruze deixou de vender cerca de 2 mil unidades, o hatch alemão manteve a média de 3 mil, subiu para o segundo lugar e fez com que o Focus (também com vendas menores) caísse para o terceiro. Chevrolet Cruze - 5.535 Volkswagen Golf - 3.070 Ford Focus - 2.933 Volvo V40 - 455 Peugeot 308 - 434 Sedãs pequenos Chevrolet Prisma Divulgação O Chevrolet Prisma manteve a liderança tranquila da categoria, com mais de 71 mil exemplares emplacados. Ka Sedan e Voyage ganharam visual atualizado e câmbio automático e completam o "pódio". No caso do Ford, ele saltou da 5ª posição para a vice-liderança em 2018. Estreante, o Fiat Cronos chegou ocupando a quinta colocação, com pouco menos de 30 mil veículos vendidos. Chevrolet Prisma - 71.735 Ford Ka Sedan - 39.027 Volkswagen Voyage - 32.683 Hyundai HB20S - 32.155 Fiat Cronos - 29.307 Sedãs compactos Virtus é bem maior do que o 'irmão' Polo Marcelo Brandt/G1 O novato Volkswagen Virtus não deu chances para os rivais. Com 41,6 mil veículos vendidos, ele emplacou mais do que o segundo e o terceiro colocado, juntos. Quem também estreou na metade do ano, e deve subir em 2019, é o Toyota Yaris. Nos últimos meses de 2018 ele também superou Chevrolet Cobalt e Honda City. Volkswagen Virtus - 41.634 Chevrolet Cobalt - 21.488 Honda City - 14.900 Toyota Yaris Sedan - 13.674 Ford Fiesta - 1.564 Sedãs médios Toyota Corolla Marcelo Brandt/G1 Outro segmento em que o líder vende muito mais do que os concorrentes. A supremacia do Toyota Corolla é tanta que ele é "dono" de 41,7% deste mercado. Na lista da Fenabrave ainda há uma distorção. Apesar de ser um sedã grande, o Ford Fusion aparece nesta categoria, na quarta colocação. Nem uma nova geração do Jetta, que estreou em setembro, ajudou o Volkswagen a entrar no ranking dos 5 mais vendidos. Ele foi o sexto colocado. Toyota Corolla - 59.062 Honda Civic - 25.942 Chevrolet Cruze - 19.828 Ford Fusion - 4.497 Nissan Sentra - 4.422 Sedãs grandes BMW Série 3 Divulgação Neste segmento, a Fenabrave considera algumas versões como veículos específicos. É o caso do BMW Série 3, que aparece como 320 e 328. Mesmo com configurações separadas, o alemão fechou 2018 como o sedã grande mais vendido. A nova versão de entrada do Mercedes-Benz CLA, lançada em 2018, estreou bem, e ocupa a terceira colocação. BMW 320i - 2.981 Volkswagen Passat - 1.474 Mercedes-Benz CLA 180 - 1.209 Mercedes-Benz Classe C - 1.113 Audi A4 - 1.041 SUVs Jeep Compass Trailhawk 2.0 diesel Flavio Moraes/G1 São 40 veículos na categoria. E não há qualquer divisão por porte entre eles. Se houvesse, o Jeep Compass seria, além de o campeão geral, o médio mais vendido. O Creta ocuparia o posto de SUV compacto mais emplacado em 2018, enquanto o Toyota SW4 seria o modelo grande mais comercializado. No geral, a disputa entre o segundo colocado, Creta, e o quinto, Renegade, foi acirrada, com menos de 3 mil unidades os separando. O ranking possui os mesmos modelos do ano passado, mas em posições diferentes. Jeep Compass - 60.284 Hyundai Creta - 48.976 Honda HR-V - 47.959 Nissan Kicks - 46.812 Jeep Renegade - 46.344 SW médios Volkswagen SpaceFox Divulgação Se despedindo, a Volkswagen SpaceFox foi a perua média mais vendida do país. A tarefa não era difícil, afinal a única concorrente é a também veterana Fiat Weekend. Volkswagen SpaceFox - 5.573 Fiat Weekend - 3.164 SW grandes Volkswagen Golf Variant 2018 Divulgação Outro segmento com poucas novidades. Em 2018, a Volkswagen Golf Variant recebeu visual atualizado, e foi a mais vendida da categoria. A recém-renovada Volvo V60 ainda não está totalmente disponível na rede de concessionárias, e deve ter melhores números este ano. Volkswagen Golf Variant - 503 Audi A4 Avant - 176 Volvo V60 - 99 Monocab Honda Fit Celso Tavares/G1 Entre os monovolumes, o Honda Fit "reina". Além do modelo, há apenas o Fiat Doblò, que tem números tímidos de vendas. Isso porque Mercedes Classe B e Renault Kangoo saíram de linha ao longo do ano. Honda Fit - 27.359 Fiat Doblò - 5.297 Mercedes-Benz Classe B - 107 Renault Kangoo - 37 Grandcab Chevrolet Spin 2019 André Paixão/G1 Entre as minivans, não há rivais para a Spin. Renovada na metade de 2018, ela ganhou fôlego, e tem 97,7% de participação. Até a Chrysler Pacifica, que não é vendida no Brasil, teve unidades emplacadas ao longo do ano. Mas isso não indica que ela será oferecida por aqui em 2019. Chevrolet Spin - 25.192 Citroën C4 Picasso - 298 Kia Carnival - 262 Chrysler Pacifica - 15 Sports Ford Mustang 2018 Marcelo Brandt/G1 Depois de anos sendo prometido para o Brasil, o Ford Mustang finalmente estreou por aqui. E fez isso em grande estilo: vendendo 10 vezes mais do que o grande rival, Camaro. Foram quase 1.000 unidades, ou 44% do total de sua categoria. Ford Mustang - 988 Porsche 911 - 192 Porsche 718 Boxster - 166 Asa Cauype - 143 Audi TT - 119 Picapes pequenas Fiat Strada Freedom Divulgação/Fiat Há anos, o segmento é disputado apenas por Strada, Saveiro e Montana. O marasmo na quantidade de modelos também é visto no ranking, que tem a ordem acima. Em 2018, a Strada aumentou sua hegemonia, chegando a 53,3% do segmento. Apesar de ter vendido mais do que em 2017, a Montana perdeu espaço, enquanto a Saveiro ficou quase estável. Fiat Strada - 67.182 Volkswagen Saveiro - 45.877 Chevrolet Montana - 13.103 Picapes grandes Fiat Toro Volcano Divulgação/Fiat Outro segmento em que modelos de porte diferente são colocados juntos. Embora sejam menores, Fiat Toro e Renault Oroch acabaram sendo classificadas junto com Hilux, S10 e cia. Pior para a Toyota, que teria a liderança do segmento, mas vê a Fiat como a picape grande mais vendida. Fiat Toro - 58.477 Toyota Hilux - 39.278 Chevrolet S10 - 31.761 Ford Ranger - 20.552 Volkswagen Amarok - 18.766 Furgões pequenos Fiat Fiorino Divulgação Por pouco o Renault Kangoo não perdeu o posto de segundo furgão pequeno mais vendido. Como saiu de linha, as vendas nos últimos meses de 2018 foram ínfimas, enquanto o Peugeot Partner emplacou mais unidades. No fim, apenas 2 veículos separaram os franceses. Na liderança, a Fiat Fiorino teve exatos 82% de participação de seu segmento, vendendo muito mais do que todos os rivais somados. Fiat Fiorino - 13.547 Renault Kangoo - 1.265 Peugeot Partner - 1.263 Citroën Berlingo - 293 Furgões Renault Master Divulgação A chegada da nova geração da Ducato fez o modelo da Fiat recuperar parte do espaço perdido em 2017. Em 2018 ela acabou como o terceiro furgão mais popular do país. A liderança, porém, não mudou de mãos, e continua com o Renault Master. Renault Master - 7.183 Hyundai HR - 4.310 Fiat Ducato - 3.029 Kia K2500 - 2.481 Iveco Daily 35S14 - 2.068 VIA: G1 > Auto Esporte

Deixe seu comentário