Salão do Automóvel 2025: Toyota Yaris Cross chega a partir de R$ 161 mil, com duas versões híbridas flex

Salão do Automóvel 2025: Toyota Yaris Cross chega a partir de R$ 161 mil, com duas versões híbridas flex

19/11/2025 às 18:00 Vista: 1 Vez(es)


Toyota Yaris Cross chega para rivalizar com T-Cross, Creta e HR-V A Toyota anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento do Yaris Cross, o primeiro SUV compacto com opções híbridas flex do país. Outra novidade apresentada ppela Toyota no Salão do Automóvel de 2025 foi o Yaris GR, hatch esportivo que estará disponível a partir de abril de 2026. Produzido em Sorocaba (SP), o SUV Yaris Cross, por outro lado, já está em pré-venda e chega às concessionárias em fevereiro de 2026. Ele será oferecido em quatro versões — XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid — com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp Veja abaixo os valores. XRE – R$ 161.390; XRE Hybrid – R$ 172.390; XRX – R$ 178.990; XRX Hybrid – R$ 189.990. Ainda não foi confirmado qual será o novo preço do Yaris Cross após o esgotamento das 8.500 unidades ofertadas em pré-venda. Segundo a marca, o objetivo é ampliar a presença no segmento de SUVs, que representou mais da metade das vendas do mercado brasileiro em 2025. O modelo chega para complementar a linha composta por Corolla Cross, SW4 e RAV4, mas aponta sua mira contra Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Fiat Pulse. Toyota Yaris Cross chega com valor inicial de R$ 161.390 Divulgação | Toyota Além desses, ele também disputa espaço em uma faixa mais baixa de preço, onde está seu principal rival, o Honda WR-V na versão EXL, de R$ 149.900. Veja os valores dos concorrentes: Volkwagen T-Cross: de R$ 119.990 a R$ 198.490; Hyundai Creta: de R$ 151.290 a R$ R$ 199.590; Honda HR-V: de R$ 163.200 a R$ 209.900; Honda WR-V: de R$ 144.900 a R$ 149.900; Chevrolet Tracker: de R$ 119.900 a R$ 175.990; Nissan Kicks: de R$ 166.990 a R$ 199.000; Fiat Pulse: de R$ 101.990 a R$ 158.990. Nessa estratégia, o Yaris Cross chega para ser o modelo de maior volume da Toyota, embora a marca continue apostando no Corolla Cross como seu principal campeão de vendas. Assim fica a linha de SUVs da fabricante: Yaris Cross: de R$ 161.390 a R$ 189.990; Corolla Cross: de R$ 188.990 a R$ 219.890; RAV4: R$ 349.290 e R$ 402.420; SW4: de R$ 412.190 a R$ 469.890. Toyota Yaris Cross tem versões somente a combustão e híbridas Divulgação | Toyota SUV compacto mais econômico do país O Yaris Cross estreia uma motorização inédita no segmento: um sistema híbrido flex que combina um motor 1.5 a combustão com dois motores elétricos — um que atua como gerador de energia para a bateria e outro que auxilia na tração. Com etanol, o conjunto entrega até 111 cv e promete consumo de 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, segundo o Inmetro. A Toyota não divulga o torque total de seus veículos híbridos. O motor a combustão oferece 12,3 kgfm de torque, enquanto o elétrico entrega 14,4 kgfm. Contudo, como os valores não se somam diretamente no uso real, a marca não especifica um valor combinado. Toyota Yaris Cross chega com medidas semelhantes às dos rivais Divulgação | Toyota Esse conjunto é diferente do usado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com um motor 1.8 flex nas versões híbridas, ambos com 122 cv. As versões não híbridas utilizam o motor 1.5 flex de 122 cv e 15,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio CVT Multidrive. Em comparação, o 1.5 flex do Honda WR-V oferece 4 cv e 0,5 kgfm a mais. Com esse conjunto, o lançamento se torna o SUV compacto com sistema híbrido mais econômico do Brasil. Veja as médias de consumo: Yaris Cross híbrido Cidade: 13,2 km/l (com etanol) e 17,9 km/l (com gasolina); Estrada: 10,7 km/l (com etanol) e 15,3 km/l (com gasolina); Yaris Cross a combustão Cidade: 8,8 km/l (com etanol) e 12,6 km/l (com gasolina); Estrada: 10,2 km/l (com etanol) e 14,3 km/l (com gasolina). A Toyota afirma que a tecnologia pode reduzir o consumo em até 30% em comparação às versões não eletrificadas e emitir até 77% menos CO₂ quando abastecida com etanol. Galerias Relacionadas Espaço, conforto e estilo Com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o Yaris Cross tem dimensões próximas às de WR-V e Creta. Ele é 1 cm mais curto, 2 cm mais estreito e tem entre-eixos 3 cm menor que o WR-V. A altura é a mesma do modelo da Honda. O porta-malas segue a média do segmento: 400 litros na versão convencional e 391 litros na híbrida. A diferença ocorre porque a bateria do sistema híbrido fica no assoalho, reduzindo levemente o espaço. Nessa capacidade, o porta-malas da versão a combustão é 22 litros menor que o do Hyundai Creta e 58 litros menor que o do WR-V. Equipamentos As versões XRE e XRE Hybrid trazem: Seis airbags; Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold; ISOFIX; ABS com EBD; Controle de estabilidade e tração; Assistente de partida em rampa; Faróis de LED; Rodas diamantadas de 17”; Chave presencial; Ar-condicionado digital automático; Multimídia com tela de 10" com espelhamento sem fio; Carregador por indução; Painel digital de 7”; Câmera de ré e sensor traseiro; Versões XRX e XRX Hybrid (topo de linha) acrescentam: Rodas diamantadas de 18”; Iluminação ambiente interna; Monitor de ponto cego; Visão panorâmica 360°; Sensor dianteiro; Abertura elétrica do porta-malas com movimento do pé; Teto solar panorâmico Wi-Fi para até 10 dispositivos (gratuito por um ano); E app com informações do veículo, como: histórico de viagens, diagnóstico do veículo, avisos de revisão e monitoramento remoto. O Yaris Cross terá o programa Toyota 10, que pode estender a garantia total para até 10 anos, sem custo adicional, desde que as revisões sejam feitas na rede autorizada. O sistema híbrido tem garantia de 8 anos ou 200 mil km. Veja o vídeo do novo Honda WR-V: Honda WR-V reúne ótimo espaço e equipamento para ser o SUV com melhor custo-benefício Toyota vai trazer o novo esportivo GR Yaris Além do Yaris Cross, a Toyota também apresentou o GR Yaris, um esportivo menor que o GR Corolla. O único detalhe compartilhado pela diretoria da Toyota está ligado à transmissão, que terá duas opções: manual de seis velocidades ou automático. Por enquanto, o GR Corolla é o único hatch esportivo da Toyota à venda no Brasil e só é equipado com transmissão manual. Os preços são, respectivamente, de R$ 416.990 para a versão Core e R$ 461.990 para a Circuit. Veja os vídeos que estão em alta no g1 VIA: g1 > Carros

Deixe seu comentário