Toyota Corolla leva 5 estrelas em testes de colisão; novo Hyundai HB20 fica com 4
12/12/2019 às 17:30 Vista: 331 Vez(es)
Após receber apenas uma estrela, o Renault Sandero passou por melhorias e, em um novo teste, conquistou 3 estrelas. Airbags do modelo feito no Brasil eram piores do que os fabricados na Colômbia. Toyota Corolla recebe 5 estrelas em 'crash-test' A nova geração do Toyota Corolla fabricada no Brasil conquistou a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCap, segundo resultados divulgados nesta quarta-feira (11). O novo HB20 conquistou 4 estrelas, enquanto o Sandero ficou com 3. O Renault passou por duas baterias de testes. Na primeira, tanto o hatch, quanto o aventureiro Stepway e o sedã Logan, receberam apenas uma estrela na proteção para adultos. Principais resultados da nova bateria de testes: Corolla ficou com 5 estrelas para adultos e crianças; entidade ressaltou que o carro não ficou com nenhuma nota abaixo do nível chamado de médio; HB20 recebeu 4 estrelas para adultos e 3 estrelas para crianças; Latin NCap disse que "esperava mais do carro", que acabou de ser renovado; Sandero, Logan e Stepway ficaram com 3 estrelas (adultos) e 4 estrelas (crianças); o Latin NCap viu divergências dos carros feitos na Colômbia, contra as produzidas no Brasil e na Argentina. Entre elas, os airbags do modelo colombiano eram maiores e mais resistentes. Toyota Corolla O resultado engloba todas as versões do Corolla comercializadas na América Latina e no Caribe, equipadas de série com 7 airbags e controle eletrônico de estabilidade. As 5 estrelas são para proteção de adultos e crianças. Toyota Corolla híbrido: primeiras impressões “O novo Corolla já oferece vários aspectos de segurança que o Latin NCAP introduzirá no novo protocolo de 2020, mostrando uma liderança clara", disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap. Toyota Corolla no Latin NCap Divulgação/Latin NCap Em nenhum dos testes o sedã apresentou nível de proteção menor do que "marginal", ou médio, em alguma parte do corpo do dummy, o boneco de demonstração. A boa nota também para crianças é atribuída ao sistema de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis. Toyota Corolla em teste do Latin NCap Divulgação/Latin NCap Hyundai HB20 No caso do HB20, as 4 estrelas são direcionadas para a proteção dos adultos. Para as crianças, a nota foi de 3 estrelas. Novo Hyundai HB20 fica com 4 estrelas em teste de colisão "O Latin NCAP esperava muito mais do HB20, especialmente considerando que seu concorrente direto, o Chevrolet New Onix, ganhou recentemente cinco estrelas", apontou Alejandro Furas. Hyundai HB20 turbo: primeiras impressões A nota para adultos só não foi maior pois o modelo apenas atende aos requisitos, com 2 airbags dianteiros e controle de estabilidade opcional. Os airbags laterais (que somam 4 totais) só estão disponíveis como opcionais. Hyundai HB20 no Latin NCap Divulgação/Latin NCap Na proteção para crianças, o hatch foi penalizado por uma movimentação excessiva do dummy que simula uma criança de 3 anos (segundo o Latin NCap, a Hyundai já está trabalhando neste assunto), pela sinalização da ancoragem Isofix (que não atende aos requisitos) e pela impossibilidade de se desligar o airbag do passageiro. "É decepcionante que esse novo modelo não tenha proteção ESC nem proteção para a cabeça lateral como equipamento padrão. Desilude que o HB20 seja o único modelo apresentado pelo Latin NCAP nesta avaliação que não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão", apontou o órgão em comunicado. Renault Sandero/Logan/Stepway Renault Sandero e Logan ficam com 3 estrelas em teste de segurança Os modelos conquistaram apenas uma estrela na proteção para ocupantes adultos e 4 para crianças. Logo após os testes, a Renault aprimorou a linha 2020 e, com novas provas realizadas pelo Latin NCap, chegou a 3 estrelas para adultos e 4 para crianças. Renault Sandero CVT: primeiras impressões As melhorias foram feitas na absorção de energia para a região dos quadris e na área de cobertura dos airbags. O Latin NCap encontrou divergências nas unidades produzidas na Colômbia, contra as produzidas no Brasil e na Argentina. Segundo o órgão, "o airbag da versão produzida na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita)." Além disso, também há diferenças na intrusão estrutural na proteção contra impactos laterais e na estrutura dos bancos dianteiros. Renault Sandero no Latin NCap Divulgação/Latin NCap São considerados os 4 airbags de série (frontais e laterais) e o controle de estabilidade opcional. Pontos considerados críticos são a estrutura instável em impactos frontais, além da impossibilidade de se desligar o airbag do passageiro. De acordo com o Latin NCap, a proteção do peito dos ocupantes melhorou nos impactos laterais com os reforços, mas ainda é fraca. "O Latin NCAP aprova a reação da Renault em melhorar a segurança dos populares Sandero, Logan e Stepway", disse Alejandro. VIA: G1 > Auto Esporte