A história da família que desenvolve projeto esportivo com 52 adolescentes na cidade de Patos
A paixão pelo esporte e a visão associativista da família de Francisco Almeida de Medeiros, mais conhecido por Chico de Miron, está fazendo a diferença na vida de 52 adolescentes e crianças que residem no Distrito de Santa Gertrudes, Município de Patos.
Chico de Mirom é casado com Sandra Dantas e moram no Sítio Riacho da Catingueira, próximo do Distrito de Santa Gertrudes. O casal tem três filhos: Bruna, 21 anos, Davi (16) e Mateus (12). Os dois garotos estão com os país e a filha reside em São Paulo. A chegada da família mudou o cenário no sítio e fortaleceu a associação comunitária que estava sem ânimo diante dos desafios.
Em menos de 5 meses, Chico e sua família decidiram dedicar atenção ao esporte como forma de dar opção para crianças e adolescentes da localidade. Foi construído um campo de futebol que ganhou refletores para ajudar nos treinos noturnos. Também foi erguido um local com vestiário, chuveiros, cozinha, salão para atividades diversas e se busca a terraplanagem de outro terreno para dar espaço a mais um campo de futebol.
Como já era desenvolvido projeto com outras crianças quando a família morava em São Paulo, decidiram dar seguimento também em Patos. Algumas bolas e chuteiras foram disponibilizadas para os garotos, mas existe carência, pois o projeto é desenvolvido com recursos ainda precários e a ajuda de setores privados acontece com dificuldades.
A Associação Comunitária dos Moradores do Sítio Riacho da Catingueira é reconhecida como de utilidade pública em nível municipal e estadual. Através disso, Chico de Miron procura parcerias com o poder público para que o projeto tenha mais condições de oferecer o melhor para as crianças e adolescentes. O projeto tem apoio de profissionais de diversas áreas para que os garotos sejam atendidos em questões de prevenção na saúde.
Chico de Miron deseja estender o projeto social a outras modalidades esportivas, mas reconhece as limitações enfrentadas, porém, sonha com os garotos se profissionalizando e tendo a carreira em times de futebol locais, regionais e quem sabe nacionais e internacionais. Davi, filho do casal, tem treinado em times de base na cidade de Patos. O garoto gosta de futebol e já esteve em times de renome nacional quando a família residia em São Paulo.
Chico lamentou a situação dos locais da prática esportiva no Distrito de Santa Gertrudes. A quadra de areia da Praça Pública está carecendo de cuidados por parte da Prefeitura Municipal de Patos, a quadra poliesportiva não tem manutenção e nem zelador. O Estádio Manoel Xixi é o retrato do descaso, da destruição e do abandono do poder público.
“Queremos que a Prefeitura Municipal de Patos ajude para que o projeto se fortaleça. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance e não vamos desistir, mesmo diante das dificuldades, pois me dá prazer ver o envolvimento dos garotos. Temos crianças com muito potencial. Agradeço a ajuda que recebemos dos amigos e seguimos em frente”, relatou Chico.
Jozivan Antero – Patosonline.com
VIA: Patos Online