Agentes de endemias de Patos retomam atividades nesta quinta-feira, 17. Levantamento do primeiro Liraa se inicia na segunda, 21

Agentes de endemias de Patos retomam atividades nesta quinta-feira, 17. Levantamento do primeiro Liraa se inicia na segunda, 21

15/01/2019 às 13:00 Vista: 334 Vez(es)

Os agentes comunitários de endemias na Vigilância Ambiental do município de Patos estão retomando nesta quinta-feira (17) as suas atividades, dando início aos trabalhos do ano de 2019. Os profissionais estavam em férias coletivas regulamentadas desde o último dia 17 de dezembro de 2018.

Dentre as atribuições do agente de endemias estão as visitas domiciliares, a inspeção de imóveis, repasse de informações, além do tratamento de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor das arboviroses: dengue, chikungunya e zika.

“Nós daremos início com as nossas atividades diárias, nossas visitas domiciliares. O agente de endemias faz aquela visita a cada dois meses, porque nós trabalhamos em ciclos de dois em dois meses, onde nós temos dentro nas nossas atribuições a inspeção nos imóveis, o repasse de informações e o tratamento de focos. A gente passa as informações para o dono do imóvel para que ele saiba que a nossa função não é só encontrar os focos e tratar,” conscientiza a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elisângela Queiroz.

Ainda de acordo com a coordenadora é preciso que além do trabalho do agente a população permaneça a tenta às orientações dadas, para que o mosquito não se desenvolva no período compreendido entre as visitas do agente.

“Nosso trabalho não é só tratar os focos e não adianta a gente estar só tratando caixa d'água tendo em vista que o nosso produto, nosso larvicida deforma e atrofia a larva para ela não virar mosquito, mas nós sabemos que numa caixa d'água onde tem a larva, também tem a pupa, tem o ovo, ou seja, tem todos os estágios do mosquito, e o larvicida age apenas na larva,” explicou Elisângela.

Algumas dicas sobre como lavar e tratar os recipientes também foram repassadas pela coordenadora da vigilância. “O ideal para a população, como sempre eu peço, a caixa ou o recipiente está com foco, vamos lavar bem as paredes dos reservatórios, porque isso é de extrema importância, pois só derramar e encher novamente se tiver ovo, eclode. O ovo do aedes aegypti dura 450 dias, ou seja, mais de um ano, então não adianta só colocar o larvicida,” disse.

Na agenda de ações dos agentes estão a retomada de retomam suas atividades normais com as visitas domiciliares já na quinta-feira. Na sexta-feira (18) serão visitados alguns pontos estratégicos como cemitérios, sucatas, locais onde haja acúmulo de água e grande movimentação de pessoas. Nesses locais a visita acontece quinzenalmente. Na segunda-feira (21) é se inicia o levantamento do primeiro Liraa do ano de 2019.

 

Coordecom 

 

VIA: Patos Online

Deixe seu comentário