Após morte por defeito em airbag envolvendo um Chevrolet Celta, GM convoca recall de 235 mil veículos

Após morte por defeito em airbag envolvendo um Chevrolet Celta, GM convoca recall de 235 mil veículos

24/07/2020 às 18:30 Vista: 404 Vez(es)


Polícia de Sergipe concluiu que motorista de um veículo deste modelo morreu após ter o pescoço cortado por peças de airbag da Takata. Além do Celta, Classic também foi convocado. Chevrolet Celta após acidente com airbag da Takata Reprodução A General Motors, dona da Chevrolet formalizou nesta sexta-feira (24) o recall de 235.845 veículos dos modelos Celta e Classic para troca do airbag do motorista. Veja abaixo os detalhes: Chevrolet Celta - 91.573 unidades Data de produção: entre 22 de agosto de 2012 e 15 de abril de 2015 Modelo: 2013 e 2016 Chassis: entre DG124288 e GG100849 Chevrolet Classic - 144.272 unidades Data de produção: entre 04 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016 Modelo: 2013 e 2016 Chassis: entre DB186193 a GR160004 Chevrolet Classic 2016 Divulgação De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, os proprietários desses veículos devem entrar em contato a rede Chevrolet para agendar a substituição do airbag do lado do motorista. O atendimento terá início a partir de 5 de agosto, será gratuito e tem o tempo estimado de até 1 (uma) hora. O G1 procurou a Chevrolet, que confirmou o recall. A empresa disse que não faria outros comentários sobre o caso. Entenda o caso Acidente com o Chevrolet Celta Reprodução A convocação do recall acontece 8 dias depois de a Polícia de Sergipe concluir que o motorista de um Celta 2014 morreu em um acidente após ser ferido no pescoço por um objeto metálico projetado do airbag. O laudo também apontou que o Celta utilizava airbags da fabricante japonesa Takata, envolvida em um escândalo que provocou a morte de dezenas de pessoas no mundo e a convocação do maior recall da história, envolvendo mais de 100 milhões de veículos. Só no Brasil, 4 milhões de exemplares já foram chamadas pelas suas fabricantes. O G1 apurou em primeira mão que o Celta, até então, nunca havia sido chamado por tal falha. Após o caso ser publicado, na quarta-feira da última semana, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou há uma semana que iria investigar se o modelo deveria passar por recall. Processo aberto Segundo o Ministério da Justiça, a GM "alegou que teve conhecimento a respeito do acidente ocorrido em Aracaju, em 15 de julho de 2020, decorrente de falha no airbag, que resultou na morte do consumidor que conduzia o veículo Celta". O órgão disse ainda que "a GM afirmou que entrou em contato com os proprietários do veículo, mas não teve sucesso até a presente data. Além disso, comunicou o início das investigações sobre a relação do acidente com o recall dos airbags Takata, mas ainda não possui conclusões a serem apresentadas". Por fim, a pasta ainda afirma que "não há pronunciamento do fornecedor acerca de eventual relação entre o acidente ocorrido no Estado de Sergipe e a campanha de recall".O processo aberto pelo MJ está "em fase de averiguação preliminar", quando "são levantadas provas e informações". Caso o órgão encontre indícios de infração por parte da GM, é "possível que seja aplicada sanção de multa em eventual decisão, se infrações aos direitos dos consumidores forem confirmadas. Neste caso, a sanção poderá chegar superar R$ 10 milhões". 'Airbags mortais' O acidente que aconteceu em Sergipe é o primeiro caso de morte no Brasil em decorrência dos "airbags mortais" da Takata. O caso aconteceu em 20 de janeiro, em Aracaju. Sete dias depois, no Rio de Janeiro, Esta reportagem está sendo atualizada. VIA: G1 > Auto Esporte

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