Chevrolet Spin 2019: primeiras impressões

Chevrolet Spin 2019: primeiras impressões

14/09/2018 às 12:30 Vista: 356 Vez(es)


Depois de 6 anos, primeira renovação da minivan deixou visual mais harmônico. Pelo valor cobrado, faltam alguns itens de segurança. G1 andou na Chevrolet Spin 2019 Alguns carros ficam marcados negativamente pelas características estéticas. É fácil citar alguns exemplos, como o Pontiac Aztek e a Fiat Multipla. Aqui no Brasil, a Chevrolet Spin até poderia agradar famílias e taxistas por oferecer espaço generoso para pessoas e bagagens, mas passava longe de ter visual agradável. Outros carros que devem ser lançados até o final do ano Tem carro de família? Conte sua história O bom desempenho nas vendas, porém, fez com que a minivan conseguisse sobreviver, sem mudanças, por praticamente 6 anos (ela foi lançada para substituir Zafira e Meriva). Agora, na linha 2019, a minivan finalmente ganhou a esperada reestilização. Chevrolet Spin LTZ 2019 Chevrolet/Divulgação Todos as versões e preços: LS - R$ 63.990 LT manual - R$ 68.990 LT automática - R$ 69.990 LTZ manual - R$ 78.490 LTZ automática - R$ 81.990 Activ - R$ 79.990 Activ 7 lugares - R$ 83.490 Tabela de concorrentes da Chevrolet Spin Fotos: André Paixão/G1 e divulgação Cara de Equinox Os designers da Chevrolet concentraram seus esforços na dianteira, desenhando faróis mais afilados, inclinando o capô e remodelando a grade. Tudo isso fez com que a Spin ganhasse a atual identidade visual da fabricante, já observada em outros carros. Ou seja, aquela impressão de “já vi isso em algum lugar” é proposital. Antes e depois da Chevrolet Spin Activ Divulgação A frente, por exemplo, tem alguns traços que lembram o SUV Equinox. Na traseira, as lanternas agora invadem a tampa do porta-malas, dando um quê de Cobalt a minivan. Por dentro, pouco muda, incluindo o quadro de instrumentos com mostradores convencionais, em vez da tela digital da versão anterior. Menos aperto Visual resolvido, a Chevrolet buscou reforçar algumas características que já eram pontos positivos na Spin. É o caso da versatilidade, aprimorada com a segunda fileira de bancos, que agora corre sobre trilhos, com amplitude de 11 cm. Com isso, o volume do porta-malas pode passar de 710 para 756 litros (na versão com 5 lugares). Por outro lado, é possível garantir preciosos centímetros extras para quem viaja na terceira fileira de bancos e amenizar o aperto para a “turma do fundão”. Bancos da Chevrolet Spin ganharam trilhos, com amplitude de 11 cm André Paixão/G1 Para os demais, há fartura de espaço, e quem vai na fileira central fica em posição elevada, como em um teatro. Time vencedor A parte mecânica ficou intacta. O motor 1.8 de 111 cavalos não é o mais moderno nem potente do mercado, mas seu torque de 17,7 kgfm dá conta do recado, ainda que se fazendo lembrar pelo alto nível de ruído e aspereza nas acelerações mais fortes. O câmbio automático de seis marchas ajuda a entregar o desempenho condizente com a proposta do veículo – familiar. Só que o consumo de combustível piorou. Veja na tabela abaixo: Consumo de combustível da Chevrolet Spin A Chevrolet diz que alterou a calibração da transmissão automática, para deixar as trocas mais suaves e rápidas. Essa, aliás, é uma das explicações para a piora no consumo. Também deu para notar o acerto mais firme da suspensão. Ainda assim, o objetivo principal é garantir o conforto dos ocupantes, sensação reforçada pela direção leve. Durante o test-drive de pouco mais de 25 km em Foz do Iguaçú (PR), foi possível verificar na prática todas as mudanças. Mais equipamentos Interior da Chevrolet Spin 2019 Divulgação A unidade avaliada era da versão mais completa, LTZ, de R$ 81.990. Ela sai de fábrica com câmbio automático e a terceira fileira de bancos. Apesar de o acesso ser relativamente fácil, o assento inteiriço rouba 157 litros do porta-malas, quando dobrado. Mesmo assim, a capacidade supera o compartimento de cargas de muitos SUVs: são 553 litros. Nesta configuração, a oferta de equipamentos foi aprimorada. A Spin LTZ ganhou câmera de ré, luz diurna de LED e sensores de luz e chuva. O pacote ainda inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia com espelhamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay. Em termos de segurança, a Chevrolet incluiu as fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas em todas as versões da Spin. Carências Palhetas da Chevrolet Spin não são do tipo flat-blade, que varrem melhor a água André Paixão/G1 Outras novidades que seriam bem-vindas, porém, acabaram dispensadas pela fabricante. Isso inclui simples palhetas do tipo "flat-blade" para os limpadores, mas principalmente itens de segurança cada vez mais populares em veículos de preços mais baixos. É o caso dos controles de tração e estabilidade, já oferecidos (ainda que como opcionais) em modelos considerados populares, como Ford Ka e Fiat Argo. Os airbags adicionais, além dos dois obrigatórios por lei, também fazem falta (Volkswagen Polo e Renault Kwid possuem 4 bolsas de série). Questionado, o diretor de marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke, disse que os itens não foram adicionados ao modelo porque os custos ficaram muito altos. Conclusão Chevrolet Spin ganhou lanternas que invadem a tampa do porta-malas André Paixão/G1 O mercado de veículos considerados familiares é muito escasso no Brasil. Contando a Spin, são apenas três modelos que levam até 7 passageiros e custam menos de R$ 100 mil. O quadro se agrava considerando que as outras duas opções são modelos que praticamente não existem nas concessionárias. A Jac só emplacou uma unidade do J6 no primeiro semestre. O desempenho do Fiat Doblo é bem melhor, de 2,7 mil exemplares no período, mas o número ainda é inferior às 10.945 Spin vendidas nos seis primeiros meses do ano. Chevrolet Spin 2019 Divulgação Desta forma, a Spin “reina” sozinha em seu segmento, o que pode er um dos motivos de a Chevrolet ainda dispensar certos itens de segurança em um veículo voltado para justamente famílias. O visual repaginado deve impulsionar ainda mais as vendas, atraindo consumidores que antes não consideravam a minivan como uma opção. Chevrolet Spin 2019 André Paixão/G1 Quadro de instrumentos da Chevrolet Spin ficou idêntico ao do Tracker Divulgação Chevrolet Spin 2019 Divulgação VIA: G1 > Auto Esporte

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