João de Deus não deve se apresentar antes das 20h deste sábado, diz delegado-geral da Polícia Civil de Goiás
De acordo com o delegado, João de Deus não é considerado foragido, pois não há prazo no mandado de prisão para que ele se entregue e porque existe a negociação com a defesa para o cumprimento da ordem. Nesta sexta, ele havia dito que esperava que isso ocorre até o meio-dia deste sábado.
“Para a Polícia Civil do Estado de Goiás, só falta definir o horário e o local. [Sobre horário] Aí eu não posso te definir, vai depender mais do contato que nós vamos fazer, mais no início da noite”, afirmou à TV Anhanguera.
Ainda segundo Fernandes, equipes seguem procurando pelo médium independentemente das negociações. “Apesar disso, temos equipes procurando. Tem equipe aí que está bem distante, viu?”.
Questionado se a apresentação poderia acontecer antes das 20h, ele declarou: “Não, não acontece de jeito nenhum.”
Mais cedo, o advogado Alberto Toron, havia dito que o médium irá se entregar às autoridades, mas que não podia dizer quando nem onde. Em entrevista ao Jornal Hoje, o defensor declarou que deve entrar com pedido de habeas corpus na segunda. Até a noite de sexta-feira (14), os policiais já tinham procurado João de Deus em mais de 20 endereços, mas não conseguiram encontrá-lo.
A força-tarefa do Ministério Público divulgou que já recebeu 335 mensagens e contatos por telefones de mulheres que denunciam o médium por abuso sexual. Os relatos chegaram de pessoas de seis países diferentes, além de 13 estados do Brasil e o Distrito Federal.
Médium João de Deus atende na Casa Dom Inácio Loyola pela 1ª vez após denúncias de abuso sexual, em Goiás — Foto: Murillo Velasco/ G1
Festa de Natal
Com mandado de prisão em aberto, João de Deus não compareceu à festa de Natal para crianças em que participa todo ano vestido de Papai Noel. A festa é organizada pela Casa da Sopa, braço social da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, e ocorre é feita há pelo menos 15 anos. Nela, são montados brinquedos infláveis para as crianças, que também ganham presentes e podem almoçar no local.
"É a festa das crianças que seu João faz todo ano. Ele sempre foi o Papai Noel, mas esse ano ele deixou de vir e um voluntário da casa vestiu a fantasia e o substituiu", disse o administrador, Chico Lobo, ao G1.
Ana Keyla Teixeira, mulher de João de Deus, discursa durante festa de Natal em Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
A esposa de João de Deus - que inclusive fez a abertura do evento - e alguns dos filhos do médium também estiveram presentes.
Última visita à Casa
Na manhã de quarta-feira, João de Deus compareceu à Casa Dom Inácio de Loyola, onde realiza os trabalhos espirituais, pela primeira vez desde que as denúncias vieram à tona. Durante os poucos minutos que ficou no local, ele disse que era inocente e que confiava na Justiça de Deus e dos homens.
“Meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, agradeço a Deus por estar aqui. Ainda sou irmão de Deus, mas quero cumprir a lei brasileira porque estou na mão da lei brasileira. João de Deus ainda está vivo. A paz de Deus esteja convosco”, diz João de Deus.
A assessora de imprensa do religioso, Edna Gomes, afirmou, após as declarações, que o médium era inocente, mas que as denúncias eram graves e deveriam ser apuradas.
Denúncias
O jornal "O Globo", a TV Globo e o G1 publicaram nos últimos dias relatos de dezenas de mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium. Não se trata de questionar os métodos de cura de João de Deus ou a fé de milhares de pessoas que o procuram.
O MP-GO e Polícia Civil investigam, de forma independente, a suspeita de crimes sexuais desde segunda-feira (10), depois que o programa Conversa com Bial divulgou o relato de 10 mulheres que disseram ter sido abusadas sexualmente pelo médium.
Fonte - G1/GO