VÍDEO: Novo Fiat Fastback 2026 continua o mesmo — para o bem e para o mal; veja o teste

VÍDEO: Novo Fiat Fastback 2026 continua o mesmo — para o bem e para o mal; veja o teste

27/06/2025 às 08:30 Vista: 8 Vez(es)


Modelo 2026 recebe mudanças sutis no visual para seguir a nova identidade da marca. Preços vão de R$ 119.990 a R$ 177.990. Fiat Fastback 2026 Usando a máxima de que "time que está ganhando, não se mexe", a Fiat lançou nesta sexta-feira (27) o Fastback 2026 com pouquíssimas mudanças. Com o mesmo motor, ele teve apenas uma leve reformulação no design e agora adota a mesma identidade visual do novo Pulse. E será necessário mudar tanto? O SUV cupê é o quarto veículo mais vendido da marca, atrás apenas da picape Strada e dos hatches Argo e Mobi. Nem o irmão menor Pulse emplacou mais que ele em 2025. Desde o lançamento em 2022, o Fastback já vendeu mais de 120 mil unidades. Neste ano, o carro ocupa a sétima colocação entre os SUVs mais vendidos do Brasil, com pouco mais de 20 mil unidades. Seu principal rival, o Volkswagen Nivus ocupa a nona posição. No pouquíssimo contato que o g1 teve com a versão intermediária Impetus com propulsão híbrida — cerca de 30 minutos em rodovia —, nenhuma mudança na dinâmica foi sentida. Os olhos desatentos também podem nem perceber que se trata de uma nova versão. Em suma, o Fastback 2026 continua bom no que era bom, e ruim no que era ruim. Veja abaixo os principais pontos de destaque e a avaliação. Galerias Relacionadas Preços e versões O Fastback 2026 não configura uma nova geração, mas sim de uma atualização estética (o chamado "facelift"). Assim, o SUV mantém as mesmas configurações anteriores, mas agora com preços mais elevados: Turbo 200 AT: R$ 119.990 (sem alteração); Audace Turbo 200 Hybrid AT: R$ 159.990 (acréscimo de R$ 4 mil); Impetus Turbo 200 Hybrid AT: R$ 167.990 (acréscimo de R$ 2 mil); Limited Edition Turbo 270 AT: R$ 171.990 (acréscimo de R$ 3 mil); Abarth Turbo 270 AT: R$ 177.990 (acréscimo de R$ 6 mil). Trata-se da mesmíssima faixa de preços do Volkswagen Nivus. Confira abaixo todas as versões do SUV cupê da marca alemã: Sense 200 TSI: R$ 119.990; Comfortline 200 TSI: R$ 143.490; Highline 200 TSI: R$ 160.790; GTS 250 TSI: R$ 174.990. Na linha Fastback, a versão de entrada já vem com motor 1.0 turbo e câmbio automático. O Pulse, SUV de entrada da Fiat, ainda oferece a versão “Drive”, com motor 1.3 aspirado e câmbio manual. Mudanças visuais e de equipamentos Initial plugin text As alterações de design são pequenas e se concentram nos para-choques dianteiro e traseiro. A grade frontal perdeu os contornos arredondados. Com filetes verticais, a entrada de ar para o motor ganhou um aspecto tridimensional e exibe o logotipo da Fiat ou da Abarth, dependendo da versão. Na traseira, a mudança no para-choque é tão sutil que quase passa despercebida: somente um reposicionamento da saída falsa de escapamento. Todas as versões agora contam, de série, com acabamento em black vinil nas portas dianteiras. Initial plugin text A versão mais simples do Fastback, chamada T200, oferece um pacote de opcionais por R$ 4 mil, que inclui: Chave presencial; Partida remota; Câmera de ré; Carregador por indução; Maçanetas na cor da carroceria; Retrovisores externos em black piano; Rodas de liga leve de 17" com acabamento exclusivo. Initial plugin text Na versão Impetus (com motor 1.0 turbo), o teto solar é oferecido como opcional por R$ 4.990. Esse item não está disponível nas versões T200 e Audace. Já na versão Limited Edition (com motor 1.3 turbo de 176 cv), o teto solar vem acompanhado de ajuste elétrico para o banco do motorista, elevando o valor do pacote para R$ 5.990. (veja as listas completas de equipamentos no final da reportagem) Com esse opcional, o preço do carro sobe para R$ 177.980 — o mesmo da versão esportiva Abarth. Ou seja, pode valer mais a pena optar diretamente pelo Fastback Abarth, que já vem equipado com teto solar, banco com ajuste elétrico e uma série de elementos visuais que reforçam seu apelo esportivo. Initial plugin text O Abarth traz bancos dianteiros exclusivos, interior com o logotipo do escorpião espalhado pela cabine e costuras vermelhas nos assentos. O painel tem acabamento que remete à fibra de carbono e um filete vermelho que reforça o caráter esportivo do modelo. O volante conta com o botão “Poison”, que intensifica o ronco do escapamento, alonga as trocas de marcha e torna a condução mais dinâmica. Apesar de contar com alguns recursos do pacote ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor), como assistente de permanência em faixa e leitura de faixas, o Fastback não oferece piloto automático adaptativo em nenhuma versão — recurso que ajusta automaticamente a velocidade conforme o tráfego à frente. Fiat Fastback recebe discreta reestilização para continuar liderando entre os SUVs cupês Divulgação | Fiat O que esperar do novo Fastback? O Fastback 2026 é um carro muito similar ao anterior. O motor 1.0 turbo não faz feio e fica na média do segmento, com a arrancada de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. O Renault Kardian, por exemplo, cumpre a mesma prova em 9,9 segundos. ✅Seu principal trunfo continua sendo o mesmo, o bagageiro. O Fastback é reconhecido pelo bom espaço de porta-malas, ideal para um público como um jovem casal com filhos pequenos. Com impressionantes 516 litros, dá para carregar de tudo: carrinho de bebê, malas, brinquedos e caixa de transporte de pets. O volume chega a ser maior que o do sedã Chevrolet Onix Plus, que tem 469 litros. Contra o rival Nivus, ele dá um baile, com 101 litros a mais. ❌ Também permanece seu principal defeito, o espaço interno. O Fastback é 17 centímetros mais comprido que o Volkswagen Nivus, mas a distância "entre-eixos" — que é onde se encaixa todo o espaço do habitáculo — é três centímetros menor que a do rival, um carro reconhecidamente apertado. Adultos já sofriam e permanecerão sofrento para se encaixarem no banco traseiro. Com a adoção do teto-solar, o espaço para cabeça ficou ainda menor e adultos de mais de 1,80 m raspam a cabeça no teto com facilidade. Na dianteira, o aperto se repete. O console central é largo e ocupa parte do espaço que poderia ser destinado ao motorista e ao passageiro. É fácil se encontrar batendo o joelho na lateral da peça. Fiat Fastback Abarth 2026 Divulgação | Fiat Motor é mais potente que o dos rivais? Em termos de motorização, o catálogo do Fastback tem duas opções. A primeira é a 1.0 T200 e entrega: 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina; 20,4 kgfm de torque. O torque é sempre o mesmo, independentemente do combustível e todas os Fastback com motor 1.0 são equipados com transmissão automática CVT. Nesse aspecto, há um empate com o VW Nivus, mas o utilitário da Fiat leva vantagem com dois cavalos a mais. As versões Audace e Impetus vêm na sequência, adicionando um sistema híbrido-leve, que utiliza uma bateria adicional de 12V (além da bateria convencional de 12V). Nessas configurações, a bateria dá apenas um auxílio elétrico na hora de arrancar com o carro, sem adição de potência e torque. A versão Limited Edition é a primeira a oferecer o motor 1.3 turbo e câmbio automático de seis velocidades, conjunto motriz que vai se repetir no Abath. Com ele, a configuração acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Esse propulsor disponibiliza: 176 cv com etanol ou com gasolina; 27,5 kgfm de torque com etanol ou gasolina. Galerias Relacionadas Porém, o que chama atenção é a esportividade da versão Abarth (veja a galeria acima). Apesar de ter o mesmo motor 1.3 turbo, a sua calibração é alterada para entregar mais potência. Essa diferença resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h quase um segundo mais rápida na versão Abarth: 7,6 segundos. Veja os dados: 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina; 27,5 kgfm de torque com ambos combustíveis. Mesmo sendo mais leve, o Nivus GTS (configuração que também é voltada para esportividade) é 0,8 segundo mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h em comparação ao SUV da Fiat. O SUV da Volkswagen é carregado por um motor 1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. A configuração poderia ter um escapamento com ronco um pouco mais alto e grave para invocar o espírito esportivo. Porém, o desempenho agrada bastante. No contato com o carro em uma pista de testes, foi possível constatar retomadas de velocidade vigorosas. O câmbio automático de seis velocidades estica mais as marchas quando a tecla "Poison" está acionada. Com o arsenal disponibilizado pelo propulsor, o carro tem uma performance que poucos SUVs até R$ 200 mil conseguem entregar. Só o Fiat Pulse Abarth é tão rápido quanto ele. Na parte dinâmica, percebe-se que se está guiando um SUV, sobretudo por conta da transferência de massa de um lado para outro nas curvas em alta velocidade. Em frenagens fortes no fim da reta, a traseira demonstra o anseio de passar à frente, fazendo o carro rodar. E isso também é efeito do entre-eixos muito curto, que deixa a parte de trás com peso além do ideal. Mas o banco com DNA Abarth segura o piloto na posição ideal para dirigir com prazer e total controle do carro. Veja a ficha técnica do Fastback e seus principais rivais: Ponto de atenção O acabamento do Fastback está dentro da média do segmento — não se destaca, mas também não compromete. No entanto, há uma falha importante no sistema start-stop que afeta o funcionamento da ventilação. O start-stop já é conhecido do público brasileiro, tendo se popularizado há mais de uma década. Até o Fiat Uno, em sua versão manual, chegou a contar com esse recurso antes de sair de linha. Essa tecnologia desliga o motor em paradas rápidas, como em semáforos ou congestionamentos, para economizar combustível. Nesses momentos, é comum que o ar-condicionado pare de funcionar, já que o compressor responsável pelo ar refrigerado depende do motor em funcionamento. Assim, mesmo que o resfriamento não esteja ativo, o ventilador continua funcionando, enviando ar para o interior do veículo. Em outros carros, ao tirar o pé do freio, o motor religa automaticamente e o ar-condicionado volta a operar. No entanto, no Fastback, há uma falha que faz com que a ventilação também seja interrompida. Isso é extremamente incômodo, especialmente no anda e para do trânsito. A Fiat precisa corrigir esse problema o quanto antes. Concorrência interna Há um concorrente discreto, mas que pode incomodar o Fastback — e ele está dentro do mesmo grupo Stellantis, dono das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Ram e Peugeot: o Citroën Basalt. Embora não seja possível compará-lo diretamente ao Fastback em termos de motorização, já que o SUV francês oferece apenas versões com motor 1.0 aspirado de 75 cv e 1.0 turbo de 130 cv, o Basalt não pode ser descartado nesse que é o segmento mais competitivo do mercado. A versão topo de linha “Shine” do Basalt, equipada com o mesmo motor 1.0 turbo do Fastback, é a que realmente se destaca, oferecendo desempenho satisfatório. Ela custa apenas R$ 2.110 a mais que o utilitário italiano, mas vem consideravelmente mais equipada que o Fastback T200. Pontos positivos e negativos do Fiat Fastback: ✅ Porta-malas; ✅ Desempenho; ❌ Espaço interno; ❌ Start-Stop. Para fechar, confira a lista de equipamentos da novidade da Fiat: Fastback T200: Câmbio CVT; Freio eletrônico com autohold; Painel de instrumentos de 3,5”; Central multimídia de 8,4”; Ar-condicionado digital; Sensor de estacionamento traseiro; Faróis em LED; Retrovisores elétricos; Rodas de liga leve de 17”; Bancos em tecido. Fastback Audace T200 Hybrid (com todos os equipamentos do T200 AT, mais): Motor com sistema híbrido-leve; Chave presencial; Carregador por indução; Assistente de permanência em faixa; Frenagem autônoma de emergência (AEB); Central multimídia de 10,1”; Sensor de chuva; Retrovisor interno fotocrômico; Farol alto automático; Partida remota; Câmera de ré; Maçanetas na cor da carroceria; Retrovisores externos em black piano; Rodas de liga leve de 17” diamantadas; Painéis das portas dianteiras com revestimento em tecido; Volante revestido em couro; Opcionais: serviços conectados por R$ 2.990. Fastback Impetus T200 Hybrid (com todos os equipamentos do Audace, mais): Painel de instrumentos digital de 7”; Sensores de estacionamento dianteiros; Luzes nos retrovisores externos; Retrovisores com rebatimento elétrico; Rodas de liga leve de 18”; Teto com pintura bicolor; Bancos em couro; Painéis das portas dianteiras com revestimento em couro; Opcionais: bancos em couro ecológico claro; serviços conectados com monitoramento de ponto cego e pacote com teto-solar por R$ 10.320. Fastback Limited Edition (com todos os equipamentos do Impetus T200 Hybrid, mais): Motor 1.3 turbo de 176 cv; Câmbio automático de 6 marchas; Molduras inferiores na cor da carroceria; Opcionais: pacote teto-solar; serviços conectados com monitoramento de ponto cego por R$ 9.980. Fastback Abarth (com todos os equipamentos da Limited Edition, mais): Calibração esportiva com 185 cv; Serviços conectados; Monitoramento de ponto cego; Teto-solar; Banco do motorista com ajuste elétrico; Rodas exclusivas de 18”; Ponteiras de escapamento esportivas; Spoiler em preto; Bancos esportivos revestidos em couro; Faróis de neblina em LED. g1 testa o novo VW Nivus: é melhor que os rivais? VIA: g1 > Carros

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